Colorir bem, um desafio

Colorir é uma tarefa difícil para muita gente. É comum encontrar quem consiga produzir artes bacanas em preto-e-branco, mas que “estragam” tudo quando vão colorir. O problema é que todo artista, principalmente se for ilustrador ou quadrinista, em algum momento vai ter que trabalhar com cores. Afinal, para ter o seu talento reconhecido, é preciso primeiro que o mundo saiba que você existe. E uma das melhores formas de chamar a atenção para a sua HQ ou mangá é uma capa vistosa e bem colorida. Artistas que fazem campanha em sites como o Patreon, Padrim ou Catarse precisam oferecer brindes e recompensas para seus apoiadores, e o que o povo mais gosta de receber são marca-páginas, postcards e pôsteres com artes caprichadas e bem coloridas…

Portanto, sim, saber colorir é muito importante. E hoje vamos dar algumas dicas para ajudar você a fazer artes lindas e cheias de cores. Vamos lá:

  • Estude bem e tenha sempre à mão os círculos cromáticos. Para fazer um bom trabalho de colorização, é preciso saber o que são cores quentes e frias, as complementares, que tipo efeito elas causam, etc. Uma forma prática de estudar é copiar e pintar os círculos cromáticos – o processo de copiar ajuda você a internalizar e entender melhor como as cores funcionam.
  • Luz e sombra afetam as cores, então além dos círculos cromáticos é preciso estudar isso também. Experimente observar uma ilustração ou foto e tente fazer uma lista das cores que consegue enxergar nelas.
  • Pense bem e escolha pelo menos as cores principais que vai usar ANTES de começar a pintar. Considere que emoções, que atmosfera você quer para a sua arte e quais cores melhor expressam isso – se quer um clima de paz e aconchego, tons de amarelo, laranja, rosa, azul claro, se for algo mais sombrio, cores escuras, frias, e assim por diante.
  • Comece a pintar do fundo para a frente e das áreas maiores para as menores. Se, ao colorir o fundo você errar e invadir um pouco a figura do primeiro plano, dá para corrigir ou disfarçar o erro depois, pois ela ainda não foi pintada. Mas se você errar e a figura do primeiro plano já estiver pintada, fica bem mais difícil. Além disso, se você deixar o fundo e as áreas maiores para o fim, vai estar cansado, sem paciência, e pode acabar finalizando sua arte nas coxas. Por outro lado, se deixar as partes menores para o fim, mesmo que esteja cansado vai resistir à tentação de fazer de qualquer jeito, porque faltará só um pouquinho para acabar.

Veja também:  Aprenda a desenhar do zero

E agora que você leu as nossas dicas para colorir bem, que tal pegar seu material de pintura e fazer uma bela ilustração cheia de cores?

 

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)