Buscar o conhecimento em várias áreas: um desafio

Buscar o conhecimento é muito importante, sim! Arte, Ciência, História, todo tipo de conhecimento pode ajudar o desenhista a aprimorar a sua arte. Não se trata só de conhecimento técnico (como fazer sombreado com nanquim, por exemplo), mas também de experiências.

Saber como era o dia a dia das pessoas durante a Idade Média pode ajudá-lo a desenhar personagens e cenários de uma HQ de fantasia medieval. Uma boa pesquisa de Zoologia e Botânica vai lhe dar muitas ideias e referências para desenhar monstros. O formato de uma fruta exótica pode servir de base para desenhar uma nave espacial. Enfim, o bom desenhista precisa ter uma boa bagagem de conhecimento em várias áreas. Nossa dica de hoje é de como buscar o conhecimento em várias áreas. Veja abaixo:

  • Não fique dependendo só da internet para buscar o conhecimento – sempre que possível, procure fontes físicas como centros culturais, bibliotecas, museus, feiras e eventos. Ver uma obra de arte em tela ou papel é uma experiência muito diferente de ver no computador ou no celular.
  • Não se deixe levar por preconceitos – com a mente aberta e prestando a devida atenção você pode se inspirar e ter ideias bacanas até mesmo numa loja de artigos de decoração, ou em feiras de artesanato ou de antiguidades. Não se limite a procurar apenas coisas diretamente relacionadas a desenho.
  • Em viagens e passeios, leve um lápis e um caderno tipo sketchbook, e registre tudo o que você achar interessante – ou, se você não se sente à vontade para desenhar em lugares públicos, ou não dá para desenhar na hora, tire várias fotos de posições diferentes. De tempos em tempos, dê uma olhada geral nesses sketches ou fotos. Muitas vezes, uma coisa que achamos curiosa vai nos dar uma grande ideia para desenhar meses, ou até anos depois.

Veja também: Aprenda a desenhar de tudo

E então, agora está disposto a começar a sua busca de conhecimento? Pois fique bem atento para as possibilidades e vá pesquisar/passear/viajar quando puder!

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News