Aprenda a lidar com o tempo!

Quanto tempo você leva para desenhar uma paisagem, um retrato, uma caricatura? Isso é uma informação que você precisa ter na ponta da língua! Sabe por que?

Primeiro, porque a maioria dos clientes quer saber quando vai receber o desenho. Quem vai encomendar um retrato ou caricatura para dar de presente de aniversário, por exemplo, precisa ter a arte pronta no dia certo, não é mesmo?

Segundo, porque o tempo é um dos principais itens a considerar na hora de calcular o valor do seu serviço. Se você cobrar vinte reais por um desenho que leva meses para fazer, vai ter prejuízo.

É claro que não dá para saber com precisão exatamente quantas horas, minutos e segundos a gente leva para fazer uma arte, até porque cada caso é um caso. Mas dá para fazer uma estimativa boa o suficiente para poder calcular um preço justo pelo seu trabalho.

Veja também: Aprenda a Desenhar do Zero

Acostume-se a marcar o tempo dos seus desenhos pelo menos uma vez por dia. Se você nunca lembra de olhar o relógio, use o despertador: ajuste o alarme para tocar dentro de uma ou duas horas e comece a desenhar. Quando der o tempo, pare e anote quanto conseguiu fazer.

Repita esse exercício por algumas semanas e vai ter uma boa ideia de quanto você demora para fazer uma arte. Com isso, quando um cliente perguntar de prazo, saberá o que dizer, e também poderá calcular melhor o preço de seus desenhos. Legal, não é?

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)